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Moto com motor de Landau, V8

Moto exótica, totalmente artesanal.





Câmbio automático do landau e motor V8 em uma moto.



Em Criciúma SC, paramos em um posto para um lanche e um senhor nos procurou pedindo para ver as rodas do Camaro, queria trocar a roda traseira da moto dele por uma bem larga!
Depois de olhar as rodas, comentou que a moto dele era especial, fabricada por ele próprio e que havia usado um motor de landau V8 com 200 cavalos e caixa, salientou.
Que tal? Câmbio automático e um motor V8?
Claro que ficamos com dúvidas da veracidade, mas imaginamos uma moto com uns ferros retorcidos e um motorzão atravessado...
Qual não foi nossa surpresara quando no outro dia ao pararmos no posto para abastecer um motão com um tigre desenhado encosta na nossa frente.
Pouca potência mas muito TORQUE.
Motor 302 Mexicano de 5.0 Litros. O mesmo que equipou o Ford Maverick V8.
Três marchas.
Protótipo.
Confira no vídeo a explicação, desde os documentos até sobre o resfriamento da Máquina.

Moto V8

Abaixo, confira sobre o Ford Galaxie e posterior Ford Landau.
Carros luxuosos. das decadas de 60, 70 e 80 sendo ainda considerado o carro mais luxuoso já fabricado no Brasil. Foi carro presidencial até 1991.

Vista traseira da Tigrada.



Fonte, Wikipédia.

História


Década de 1960


. O Galaxie 500 brasileiro era um sonho de consumo da alta sociedade. Tinha um motor V8 Y-Block 272 de 4,5 litros (4.458 cm³) que rendia 164 hp brutos, emprestado da linha de caminhões
da Ford no Brasil.  Ele tinha relativamente pouca potência, mas era uma usina de torque, podendo retomar de 30 km/h na última marcha (o câmbio era de três marchas na coluna) em uma leve subida. Nessa edição "Galaxie 500" contava com 5,33 metros, suspensão e bancos muito macios.


Em 1969, foi lançada a versão LTD do Galaxie, mais luxuosa. A versão era equipada com um novo motor, o 292 V8, que já vinha equipando as últimas versões de 1968. Este motor era o 272 redimensionado. Com 4.8 litros (4.785 cm³), rendia 190 hp brutos. Com o 292, o Galaxie 500 de 1970 alcançava 160 km/h e fazia 0--100 km/h em 13 segundos. O LTD, no entanto, era mais lento, devido ao câmbio automático, que ainda privilegiava a maciez e ao peso bem mais alto. Sua velocidade máxima aproximava-se dos 150 km/h e sua aceleração de 0 a 100 km/h era realizada em cerca de 15 segundos. A partir de 1970 esse motor seria montado em toda a série Galaxie.

Os motores Y-block 272 e 292 eram famosos pelo altíssimo torque e pela alta resistência.

Década de 1970


Em 1972 o Galaxie Standand deixa de ser produzido.

Em 1973, ganhou novo capô, nova grade, teve a traseira redesenhada.

Para a linha 1976, o Galaxie passou por grandes mudanças estéticas.  Além de todas essas mudanças ele ganhou um novo motor, o 302 mexicano, que foi erroneamente apelidado de canadense por ele ter algumas unidades exportadas para o Brasil pela Ford Motor Company via Canadá, (que já equipava o Ford Maverick), trazendo grandes mudanças ao carro: 5,0 litros (4.950 cm³), que geravam 199 hp, e sua velocidade final era de cerca de 165 km/h na versão manual e 155 km/h na versão automática.

O ano de 1979 é o último em que o Galaxie 500 é fabricado. O carro passou a ter ignição eletrônica opcional e carburador com venturi variável.

Década de 1980


Para 1980 só eram disponíveis os modelos LTD e Landau. Por causa da crise do petróleo, foi lançada a versão com motor 302 movida a álcool com enorme tanque de 107 litros,


Ford Landau 1982, o penúltimo modelo produzido.

No ano de 1982 encerrava-se a produção do LTD. A única versão disponível passou a ser a topo de linha Ford Landau.

Em 2 de abril de 1983 o Galaxie saiu de linha totalizando 77.850 unidades produzidas em seus 16 anos de luxo.

Pós-produção

Apesar de ter saído de linha, o Landau continuou fazendo sucesso, sendo o carro oficial da presidência até 1991, de muitas personalidades e da elite brasileira. Para muitos, o Galaxie foi o melhor carro já fabricado no Brasil. Ainda é um símbolo do luxo, chama atenção por onde passa, com seu tamanho e estilo. Existem ainda muito Galaxies no Brasil, e também muitos amantes do carro. Com certeza é um carro que marcará para sempre a história automobilística brasileira.

Curiosidades

Após o fim da sua produção (1983), o então presidente José Sarney manteve duas unidades a etanol como Carro Presidencial Brasileiro até o fim de seu mandato, em 1990.
Mesmo com a produção encerrada, diversas personalidades políticas e televisivas continuaram o usando.
É considerado o carro mais luxuoso do Brasil.
Durante a visita do Papa João Paulo II, foi construída uma unidade especialmente para a ocasião.
Houve unidades adaptadas por concessionárias Ford para uso funerário.
Foi usado na abertura da novela Araponga. **


                Forte abraço e até a próxima!

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