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Reset no módulo de injeção - Recalibração de sensores - Como fazer

Reset no módulo de injeção, recalibração dos sensores.








Este Renault Clio 07 HiFlex 1.0 16 v nunca apresentou problemas no sistema de injeção, somente devido a minha imperícia ao liga-lo, tanto que publiquei um vídeo sobre como dar a partida corretamente, mesmo assim quando faço alterações significativas e que
julgue necessário faço este reset que um mecânico me ensinou. Afora isso já indiquei a solução para amigos e deu resultado positivo.

Quando o cabo é desconectado por um período de 5 minutos, ou curto circuitado, ele apaga a memória "volátil" que nada mais é que o calibre dos sensores, ao recoloca-lo o sistema faz uma nova leitura recalibrando os mesmos conforme as atuais características do veículo.

Sempre espere a ventoinha ligar e desligar após o reset.

Lembro que este vídeo é um relato de minha experiência pessoal a qual estou compartilhando, se for realizar alguma experiência com seu carro é por sua conta e risco.



Amigos, devido ao grande número de comentários com dúvida se o que fiz causou dano a bateria, gostaria de lembrar alguns princípios bem básicos da elétrica.



¹ Para acontecer um "curto-circuito" precisamos encurtar o caminho dos elétrons.

² A energia de potencial está armazenada na bateria.

³ A bateria só entrará em curto se utilizarmos os dois pólos pois só existe ddp (diferença de potencial) entre os polos, logo se isolarmos um pólo não ha risco de curto-circuito pois não existe um caminho para os elétrons.



Recapitulando para que não existam dúvidas, quando retiramos um cabo um borne fica isolado e portanto não existe tensão nos cabos mesmo que um ainda permaneça conectado. Se a fonte de energia é a bateria e ela precisa dos dois bornes, eu pergunto a você, por onde circulará os elétrons?



Então, respondendo, eu não tive danos na minha bateria.


É incrível, mas a polêmica continua. Sim, todos os dias o pessoal faz um comentário:
Amigo, é para colocar o negativo no positivo.

Tranquilo, já estou acostumado, mas o comentário de um amigo me fez pensar, ele disse que gostaria de uma resposta objetiva, um sim ou um não. Bom, eu entendi e percebi que as minhas respostas são mais uma sugestão para que se pense sobre o assunto. Claro, é por causa da minha formação, acabo fazendo isso automaticamente, sem perceber.

O fato é simples, vou ser objetivo, não tanto quanto um sim ou um não, o negativo quando desconectado deixa de ser negativo, pois a fonte de energia é a bateria, sendo assim a tensão encontrada no cabo solto é igual a tensão encontrada no borne positivo.
Claro que existe algumas considerações, entre elas, se não ha nada ligado, não ha circuito fechado e portanto não ha tensão.
Outra ponto, não pode haver outra fonte de alimentação, tipo bateria de som, bateria extra, alternador ligado e ou capacitor de grande capacidade.
Aparelhos codificados ou alarmes com interface podem necessitar reconfigurações, não façam nada se tiverem dúvidas.
Todo procedimento é por sua conta e seu risco.
Não ha problema algum em conectar o cabo, antes negativo, no borne positivo da bateria, salvo as situações acima






Texto a seguir de origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Um curto-circuito provocado por uma junção de um fio elétrico com outro.

Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da impedância deste. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.



Um exemplo de curto-circuito, que acidentalmente é comum em residências, ocorre quando se coloca as extremidades de um fio metálico nos orifícios de uma tomada. Geralmente os curto-circuitos provocam reações violentas devido à dissipação instantânea de energia, tais como: explosões, calor e faíscas. É uma das principais causas de incêndios em instalações elétricas mal conservadas ou com erros de dimensionamento.

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