Pular para o conteúdo principal

Manual de reparações da Kombi

Capa de novembro de 1988
INTRODUÇÃO

Manual de Reparações da Kombi é composto de vários fascículos (cada um abordando assuntos específicos), que podem ser adquiridos isoladamente

Este fasciculo, referente aas veículos produzidos desde janeiro/84, contém, de forma objetiva, os principais reparos que exigem indicacões (orientações) especiais para sua correta execução

Como consultar o fascículo

Um Indice de códigos de operação de serviço e outro alfabético permitem localizar facilmente o assunto desejado.

Composição do fascículo

São descritos os serviços a serem realizados, principiando cada grupo de reparo por uma ilustração (vista explodida que indica a posição de desmontagem das peças ali abordadas.

No rodapé de cada página, existe um local apropriado para anotar a existência de Boletins Técnicos que complementam ou alteram as informações nela contidas. Os boletins devem ser arquivados na contracapa de fascículo. Manter o fascículo atualizado e condição fundamental para consultas precisas.

Imprescindível que o Manual de Reparacões fique sempre à disposição dos elementos responsáveis pela execução dos serviços.

Assistência Técnica
INDICE ALFABETICO

Página

67 68

68 e 69 66 e 67

67

Abertura positiva-examinare regular Abertura positiva - regular com os carburadores instalados Altura do nível de combustível na cuba -examinar e regular Altura do tubo injetor - examinar e regular Arvore de comando das válvulas -examinar 31 a 33 Árvore de manivelas - desmontar e montar 24 a 26 Arvore de manivelas - regular folga axial) 24 Balancim - desmontar e montar 33 e 34 Bielas – ratificar 21 a 24 Bomba de combustível-remover e instalar 53 Bomba de oleo - remover e instalar 42 e 43 Cabo de comando do acelerador substituir 54

Cabecote - desmontar e montar 36 e 37 Cabeçote - remover e instalar 35 e 38

37 39 Cabeçote - reparar Carburador-desmontar e montar 63 e 65

Carburador-remover e instalar 62 e 63 Carcaça – substituir 12 a 14 Cilindros vedar 15 Coletor de admissão- remover e instalar 69

Compressão dos cilindros examinar 15 Correia trapezoidal - reajustar 21 Dados técnicos Desmembramento da árvore de manivelas, pistões 16 e 17

Desmembramento da carcaça e cilindros 10 e 11 Desmembramento do cabeçote e mecanismo de comando das válvulas 29 e 30 Desmembramento do carburador 58 e 59 Desmembramento do sistema de admissão de ar 55 a 57

Desmembramento do sistema de alimentação 47 e 48 Desmembramento do sistema de arrefecimento 44 e 45 Desmembramento do sistema de escapamento 70 72 Desmembramento do sistema de lubrificação 40 e 41 Desmembramento do sistema de partida a frio somente veículos a alcool) 50 Elemento filtrante filpar 57 Filtro de combustível - substituir 53 Filtro de oleo - remover e instalar 43 Folga das válvulas -examinar e regular 31 Haste dos tuchos-remover o instalar ... 33 Liga Dos dos carburadores 49

Consulte a Boletim

fndice alfabético
Marcha lenta: Indice de CO-regular Medida do nivel de combustivel -examinar Medidor do nivel de combustivel - remover e instalar Motor - examinar e regular Motor - regular completamente Motor - remover componentes Motor- remover e instalar Número do motor Pistões - remover e instalar Polia da árvore de manivelas-remover e instalar Pressão da bomba de combustível - examinar Pressão do óleo - examinar Radiador de óleo-remover e instalar Reservatorio de combustível - remover e instalar Suporte do alternador - remover e instalar Tabela de calibragem e ajustes Termostato-remover e instalar Válvula de sobrepressão - reparar Vazão da bomba de aceleração examinar e regular Vedador da árvore de manivelas - substituir Vedador de óleo des hastes das válvulas - substituir Ventoinha - remover e instalar Verificação da folga entre cilindro e pistão Volante do motor-remover e instalar

52 52

8 9

6 e 7

18 a 21

27 28

53

42 43

51e 52

14

60 46

43 65 e 66 26 e 27 34 e 35

46 20 e 21

27

Consulte o Boletim

CILINDROS, CARCAÇA 10

Dados Técnicos

Prefixo do motor Combustivel Diametro dos cilindros Curso do pistão Cilindrada Razão de compressão Potencia máxima NBR 5484... kW /rpm Momento de força maximo NBR 5484 Nm/rom Avanca inicial de ignição IPMA Angulo de manancial ignição eletronica exame com o motor quente) 1500 rpm 2000 rpm 3000 rpm 4000 rpm

Afastamento entre eletrodos mm Velas BOSCH

NGK Rotação da marcha lênta rpm indice de CO Tempos de distribuição (com 1mm de folga de válvulas principio de admissão APMA término de admissão DPMB principio de escapamento APMB término de escapamento. DPMA Folga de valvulas (motor frio admissão mm

UG Gasolina 85,5 69 1584 7,5 1 38(521/4200

escapamento mm Volume total da cámara de combustão cm

UK Alcool B6,5 69 1584 11.1 44(60)/4600

110/2600 12,5

118/2600

15

43:9 (34 a 52 496 (43 a 55) 55 £5 (50 a 60) 595 53 a 631 0,6 a 0.8 W9D BP4ES 900 a 1000 2,5 a 3,5

W6D BP6ES 950 a 1050 2,5 a 3,5

5003 42009 50007 2017

0,10 0.10

60,9

39,6
10 CILINDROS, CARCAÇA

Motor - caminar e regular

1. Verifique o estado das velas de ignição. Substitusas, se necessário (grupo 28). 2 Em motores com ignicão convencional. examine o platinado e o condensador. Em motores com ignição eletrônica, verifique a folga entre o rotor do impulsor e o estator do distribuidor grupo 28). 3. Verifique e regule, se necessário, o ponto de ignição e o ângulo de permanência grupo 28). 4. Com o ponto de ignição e o ângulo de permanência regulados, efetue a regulagem da rotação de marcha-lenta a do indice de Co grupo 22). 5. Equalize os carburadores grupo 22). 6. Verifique e regule, se necessário, a folga das válvulas (grupo 15).

3 Remova o filtro de ar direito. 4. Desconecte a mangueira do dispositivo de ventilação do carter. 5. Remova o filtro de ar esquerdo.

6. Solte o tubo que liga a bomba de combustível à conexão "T" 7. Remova os conjuntos filtros de ar esquerdo e direito para fora do compartimento 8. Desconecte os terminais do alternador, da bobina e do interruptor da pressão do óleo e a conexão do distribuidor 9. Remova a mangueira de tomada de vácuo para o servofreio

Motor - regular completamente

1 Verifique a compressão dos cilindros (código 10 19 02.). 2. Remova o carburador e regule a altura do nive de combustível na cuba e a vazão da bomba de aceleração grupo 22) 3. Instale o carburador e efetue as operações do código 10 0105

10-113

Motor - remover e instalar

1. Desconecte o cabo massa da bateria. 2. Solta o cabo do acelerador

10. Remova o tubo de gasolina para o sistema de partida a frio (só veículos a álcool).

10-111

Assinale nos espacos o número do BT 6 Motor-examinar e regular/Motorregular completamente/Motor-remover e instalar.
CILINDROS, CARCAÇA 10

11. Remova os parafusos superiores de fixação do motor ao cambio 12 Remova o painel traseiro.

15. Instale o carrinho VW 600/2 sob o motore remova-o por tras:

VW 600/2/

10-115

10114)

Instalação

13. Remova o parachoque. 14. Remova as porcas interiores de fixação do motor ao cambio.

Faca-a na ordem inversa a da remoção, observando o seguinte: Regule a folga do pedal de embreagem grupo 301. O torque de aperto para os parafusos superiores de fixação do motor ao câmbio é de 2,5 a 3.0 mkgf 125 a 30 Nm) Para as porcas, o torque é de 3.5 a 4,0 mkgt (35 a 40 Nm

Número do motor

ballo

Está gravada na região inferior do suporte do alternador

10-177

10-101

Assinale nos espacos o número do BT

Motor remover e instalar/Número do motor

7

10 CILINDROS, CARCAÇA

Motor - remover componentes

9. Solte a correia e a cinta de fixação do

1. Remova o motor, conforme codigo 1001 19 2 Instalo o motor nas VW 307, 643 e 643/1

alternador 10. Solte as tubulações de aproveitamento dos

gases 11. Remova a carcaça da ventoinha. 12. Remova o suporte das hastes articuladas em conjunto com as hastes.

VW 307

10-102

3. Escoe o óleo lubrificante. 4 Efetue uma marca no plato e no volante para posterior Instalação. 5. Remova o plato, soltando os parafusos alternadamente. 6. Remova a chapa defletora inferior do lado direito (regra do termostato). 7. Remova o termostato. 8. Salte a polia do alternador

10-105

13. Afaste a capa protetora do distribuidor 14. Solte os cabos das veias e remova a tampa do distribuidor 15. Remova os coletores de admissão com carburadores 16. Remova a bomba de combustível com a

VW 1260

10-104

10-106

8

Assinale nos espacos o nümaro do BT Motor - remover componentes

CILINDROS, CARCAÇA 10

17. Remova o suporte do alternador

22. Remova o radiador de óleo 23. Remova o parafuso e a arruela de fixação da polia da árvore de manivelas. 24. Instale o parafuso sem arruela, mas não o

aperte. 25. Instale a VW 203 be remova a polia.

10-107

18. Remova a chaparia intermediária. 19 Remova a chapa defletora inferior do lado esquerdo 20. Remova as tubulações de escapamento. 21. Remova o distribuidor

VW 203b

13 164

26 Solte o parafuso aco e remova a volante do motor. Antes, faça uma marca que atinja o volante e a árvore de manivelas. 27. Remova a vareta medidora do nível do óleo.

10-182

Assinale nos espaços

o número do BT

Motor - remover componentes

9

10 CILINDROS, CARCAÇA


Desmembramento da carcaça e cilindros

3

Assinale nos espaços o nümero do BT

10

Desmembramento da carcaça e cilindros
CILINDROS, CARCAÇA 10

POS

DENOMINAÇÃO

QUANT

OBSERVACOES

1

Porca de fixação do suporte do alternador 2 Arruela 3 Suporte do alternador 4 Junta do suporte do alternador 5 Tampa do tubo de enchimento de óleo Junta 7 Parafuso oco 8 Tubo de enchimento de óleo 9 Cilindro Tampa de vedação Porcas M8 de fixação das metades da carcaça Porcas M12 de fixação das metades da carcaça Prisioneiros para o cabeçote

10 11

Aperte com 55m (5.5 mkata

20

12

13

Aperte com 20 Nm (2,0 mkgf). Veja Sequência na página 13. Aperte com 35 Nm (3,5 mkgf). Veja sequencia na página 13. No transporte para a nova carcaça, anote o comprimento util

Asnale nes epaco aminero do ET

Desmembramento

da carcaça e cilindros

11
10 CILINDROS, CARCAÇA

Carcaça substituir

14. Remova a válvula de sobrepressão.

Desmontagem

1. Remova os componentes, conforme código 1001 53. 2. Remova os cabeçotes (Grupo 15). 3. Remova os cilindros, identificando-os

previamente. 4 Remova os pistões (Grupo 13). Remova as porcas de fixação das metades da carcaça. 6. Remova a metade direita da carcaça, através de pancadas cuidadosas de um martelo de borracha. 7. Remova o vodador da árvore de manivelas. 8. Remova a tampa de vedação da árvore de comando das válvulas 9 Remova a árvore de comando das välvulas. 10. Remova os tuchos. 11. Remova a árvore de manivelas. 12. Remova os casquilhos da árvore de comando das válvulas, anotando o mancal correspondente 13. Com aux ilio de uma chave de fenda, remova o casquilho do mancal 2 da árvore de manivelas.

17-091

15. Efetue a passagem dos prisioneiros do cabecote e dos pinos de ajuste dos casquilhos para a nova carcaça Para tanto, remova os prisioneiros através de uma porca e contraporca, anotando previamente o comprimento útil.

10-170

13-155

Assinale nos espacos o número do BT 12 Carcaça - substituir
CILINDROS, CARCAÇA 10

Montagem

d) Utilize a VW 123c na instalação dos cilindros

- Efetue na ordem inversa à desmontagem, atentando para o seguinte: a) Verifique, visualmente, se a carcaça apresenta rachaduras ou quaisquer outras irregularidades b) Renova os restos de veda juntas das superfícies de junção das metades da carcaça. c) Verifique as medidas dos mancais da árvore de manivelas na carcaça com um súbito. A carcaça deve estar unida e apertada corretamente, com a respectiva árvore de comando das válvulas instalada.

VW 123c

10 143

ey Aplique uma fina camada de veda juntas nas superfícies de junção das duas metades da Carcaca e acople-as Efetue o aperto, conforme sequência abaixo

1)

40 @

10.144

Medidas:

Peca nova

Limite de desgaste

mancais 1, 2 e 3: d standard sob medida

mancal 4: standard sob medida

Torque 1,0 mkgf

65,00 a 65,02 65,50 a 65,52

65,03

10-142

50,00 a 50,02 50,50 a 50,52

50,04

-

2)

Obs. Mancal 1-lado do volante

Torque M12 3,5 mkgf M8 2,5 mkgf

10-141

Asinale not espacos anmaro do BT

Carcaca-substituir

13
10 CILINDROS, CARCAÇA

g) Examine a tolga axial da árvore de manivelas. h) Instale o vedador da árvore de manivelas, com o colocador VW 204b.

5. Remova as demais porcas, com a VW 109a.

WW 204b

10-109

10-016

6. Remova o suporte, juntamente com a junta

Instalação

Suporte do alternador - remover e instalar

Remoção

1. Remova a mangueira de ventilação do cárter. 2 Desconecte as ligações do alternador 3. Remova a metade dianteira da polia do alternador a correia trapezoidal ventilador (Grupa 19). 4. Remova a porca traseira direita de fixação do suporte do alternador, com a VW 126b.

- Siga a sequência inversa à remoção, observando O seguinte - Na substituicão da junta, atente para a posição de montagem A palavra TOP" deve Ticar voltada para cima A extremidade que sobressai as outras deve apontar para as polias.

10-019

10-108

Assinale nos espaços o número do BT 14 Carcaça substituir/Suporte do alternador - remover e instalar
CILINDROS, CARCAÇA 10

Compressão dos cilindros - examinar

Cilindros - vedar

1. Ligue o motor e espere que ele se aqueca. Desligue-o, em seguida. 2 Solte os cabos das velas de Ignição. 3. Solte do distribuidor o cabo da bobina. 4. Remova as velas de ignição. 5. Instalo o medidor de compressão no lugar de uma das velas. Certifique-se de que a válvula de retenção do manometro esteja fechada. 6. Pise na pedal do acelerador, mantendo a válvula borboleta do carburador totalmente aberta durante o teste.

1. Remova a cabeçote (Grupo 15) 2 Remova as hastes dos tuchos e os respectivos tubos protetores. 3 Remova as chapas defletoras dos cilindros. 4 Remova os cilindros manualmente, não esquecendo de identifica los previamente 5. Substitua a junta entre o cilindro e a carcaça. 6. Comprima os anéis do pistão, com a VW 1230 Monte cuidadosamente o cilindro, evitando que os prisioneiros da carcaça danifique suas aletas

7 Dé a partida e, em seguida, faça a leitura no manometro. Compare os valores encontrados com os especificados.

Prefixo do motor UG Compressão dos 8.0 a cilindros (aim) Diferenca máxima de compressão entre os cilindros 1.5 de um mesmo motor (atm)

10,0

UK

12,5 a 14,5

VW 123c

1,5

Obs. Após a medicão, descarregue a pressão retida no manometro, abrindo a válvula de retenção.

10-143

8 Repita a operação, medindo a compressão dos demais cilindros.

7. Instale os tubos protetores com anéis vedadores novos as hastes dos tuchos. A costura dos tubos deve ficar voltada para

cima.

Importante: Encontrando valores fora das especificações, atente para o seguinte al Verifique a folga das válvulas e regular, se necessário. Em seguida, examine nova mente a compressão dos cilindros. by Persistindo os valores incorretos, mesmo com a folga de válvulas em ordem, a causa provavelmente estará no desgaste dos anéis dos pistões, válvulas em mau estado ou cabecote empenado.

8. Instale as chapas defletoras. 9. Instale o cabeçote. 10. Regule a folga das válvulas, ode permanência, a ponto de ignição, o indice de CO e a rotação de marcha-lerita

Assinala nas espacos o número do BT

Compressão dos cilindros - examinar/Cilindros - vedar

15
MECANISMO DA ARVORE DE MANIVELAS, PISTÃO 13

POS

DENOMINAÇÃO

QUANT

OBSERVAÇÕES

Parafuso da polia da árvore de manivelas Arruela Correia trapezoidal Polia da árvore de manivelas Parafuso oco do volante do motor

Aperte-o com 40 a 50 Nm (4,0 a 5.0 mkgf).

1

2 3 4 5

Verifique a tensão

Aperte o com 315 a 385 Nm (31,5 a 38,5 mkgf), aplicando Loctite 271.

7 8

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Arruela Volante do motor Pino-guia do volante Anel vedador do volante Vedado Arruelas espaçadoras Pistão Anel de retenção do pino do pistão Pino do pistão Anel de compressão superior Anel de compressão interior Anel raspador de óleo Porca da biela

4 8.

Aperte-a com 40 a 50 Nm (4,0 5,0 mkgf.

28

29

30

31

32

19 Biela 20 20 Capa da biela 21 Parafuso da biela 22 Casquilho da biela 23 Bucha de biela 24 Chaveta 25 Chaveta 26 Arvore de manivelas 27 Arruela defletora de ôleo Casquilho 4 Anel de retenção de engrenagem de comando do distribuidor Engrenagem de comando do distribuidor Arruela espaçadora Engrenagem da árvore de manivelas 33 Casquilho 3

nale nos espaços mero do BT

Desmembramento da árvore de manivelas, pistões

17
13 MECANISMO DA ARVORE DE MANIVELAS, PISTÃO


Pistões-remover e instalar

5. Remova os pinos dos pistões, com o extrator VW 207a. Em seguida, retire os pistões.

Remoção

1. Remova o cabeçote (Grupo 15). 2 Remova os cilindros (Grupo 10). 3. Marque os cilindros e pistões, para evitar trocas e garantir a montagem na posição

correta.

VW 207a

13-158

6. Remova os anéis dos pistões, com o alicate VW 5024

VW 5024

13-024

4. Remova os anéis de retenção dos pinos dos

pistões, com o alicate VW 122b.

13-027

VW 122b

Instalação

13-157

1. Limpe o pistão. Elimine os residuos de carvão da cabeça do pistão e das ranhuras dos anéis, cuidando para não danificar as superfícies. Verifique o desgaste do pistão. A diferença máxima de peso entre os pistões do motor nas reparações é de 10g.

Assinale nos espaços o número do BT 18 Pistões - remover e instalar
MECANISMO DA ARVORE DE MANIVELAS, PISTÃO 13

Abertura entrepontas

Marcação dos pistões

Medida da peca nova

Limite de desgaste

0,30 a 0,45

Anel de compressão Superior Anel de compressão inferior Anel raspador de óleo

0,90

0,30 a 0,45

0,90

0,38 A 1.40

8296

13-028

4 Monte os anéis nas ranhuras dos pistões somente com o'alicate especial para evitar danificações nos pistões e quebra dos anéis. Atente, também para a posição de montagem dos anéis de compressão superior e interior. A inscrição TOP deve ficar voltada para cima

A Seta indica o sentido de montagem do pistão em relação ao volante do motor. B = Diâmetro do pistão (mm). C - Indice do número da peça 0 - Marca estampada ou pintada, referente a classificação do peso. + ou cinza peso maior ou marrom peso menor E- Marcação indicativa do tamanho do conjunto azul ou rosa.

3. Coloque os anéis no cilindro, um por vez, e verifique a abertura entrepontas, assim. al monte o anel na borda inferior do cilindro (PMB). blempurre o anel, com o pistão, até chegar a uma distância de 4 a 5 mm da borda inferior do cilindro el meça a abertura entrepontas, com o calibre de laminas.

13-060

5. Meça a folga nas ranhuras dus pistões, como calibre de laminas

Folga nas ranhuras dos pistões

Medida da peça nova

Limite de desgaste

Anel de compressão superior Anel de compressão inferior Anel raspador de oleo

0,07 a 0,10

0.12

0,04 a 0,07

0.12

máx. 0,15

13-037

Assinale nos espacos D número do BT

Pistões - remover e instalar

19
13 MECANISMO DA ARVORE DE MANIVELAS, PISTÃO

8. Instale o segundo anel de retenção do pino do pistão, com o alicate VW 122b. 9. Instale os cilindros. A abertura do anel raspador de óleo deve estar voltada para cima e as aberturas dos anéis de compressão superior e Inferior defasadas em 1200 deste. A mola do anel raspador de óleo deve estar com a abertura voltada para baixo. 10. Instale o cabeçote

Verificação da folga entre cilindro e pistão

13 030

6. Instale o primeiro anel de retenção do pino do pistão, com o alicate VW 122b. 7. Posicione o pistão e instale o pino, com o

Efetue a medição dos cilindros com um súbito, da seguinte maneira a) Ajuste o subito à medida do cilindro, com um micrometro. b) Mega o diametro a aproximadamente 15 mm abaixo da borda superior do cilindro.

colocudor VW 207.

VW 20

1-031

13-033

Sendo for possível montar o pino apenas com a pressão do dedo, aqueça o conjunto em banho de óleo a 600C. Medidas do pino do pistão e respectivo furo

2. Efetue a medicão dos pistões com um

Diametro do pino 21.996

Diametro do furo 21.997

Medidor Standard

22,000 22.000

22.002

Sob Medida

22,003

Assinale nos espaces número do BT 20 Pistões - remover e instalar/Verificação da folga entre cilindro e pistão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reset no módulo de injeção - Recalibração de sensores - Como fazer

Reset no módulo de injeção, recalibração dos sensores. Este Renault Clio 07 HiFlex 1.0 16 v nunca apresentou problemas no sistema de injeção, somente devido a minha imperícia ao liga-lo, tanto que publiquei um vídeo sobre como dar a partida corretamente, mesmo assim quando faço alterações significativas e que julgue necessário faço este reset que um mecânico me ensinou. Afora isso já indiquei a solução para amigos e deu resultado positivo. Quando o cabo é desconectado por um período de 5 minutos, ou curto circuitado, ele apaga a memória "volátil" que nada mais é que o calibre dos sensores, ao recoloca-lo o sistema faz uma nova leitura recalibrando os mesmos conforme as atuais características do veículo. Sempre espere a ventoinha ligar e desligar após o reset. Lembro que este vídeo é um relato de minha experiência pessoal a qual estou compartilhando, se for realizar alguma experiência com seu carro é por sua conta e risco. Amigos, devido ao grande n...

Moto com motor de Landau, V8

Moto exótica, totalmente artesanal. Câmbio automático do landau e motor V8 em uma moto. Em Criciúma SC, paramos em um posto para um lanche e um senhor nos procurou pedindo para ver as rodas do Camaro, queria trocar a roda traseira da moto dele por uma bem larga! Depois de olhar as rodas, comentou que a moto dele era especial, fabricada por ele próprio e que havia usado um motor de landau V8 com 200 cavalos e caixa, salientou. Que tal? Câmbio automático e um motor V8? Claro que ficamos com dúvidas da veracidade, mas imaginamos uma moto com uns ferros retorcidos e um motorzão atravessado... Qual não foi nossa surpresara quando no outro dia ao pararmos no posto para abastecer um motão com um tigre desenhado encosta na nossa frente. Pouca potência mas muito TORQUE. Motor 302 Mexicano de 5.0 Litros. O mesmo que equipou o Ford Maverick V8. Três marchas. Protótipo. Confira no vídeo a explicação, desde os documentos até sobre o resfriamento da Máquina. Moto ...