Pular para o conteúdo principal

Máquina de fazer gelo em cubos - Como é feito o gelo em cubos




No hotel em Curitiba, tive a oportunidade de filmar uma pequena máquina de produção de gelos em cubos. A fabricação é tão simples, o processo, que chega a ser surpreendente. É o tipo de coisa que se você para pra pensar, consegue fazer, mas nunca pensou a respeito, pelo menos é o meu caso.

O sistema consiste em recolher água em uma espécie de bacia onde têm a sugestão do formato para o gelo, não chega a ser uma forma, mas uma pequena reentrância que possibilita aquela parte aredondado do cubo, após encher com água umas rodinhas com pás giram entre alguns pinos gelados, mantendo a água em constante movimento para não congelar entre um pino e outro.

Assim o gelo vai agregando ao redor dos pinos, quando existe uma boa quantidade de revestimento ao redor dos pinos o compressor inverte aquecendo os pinos, assim o gelo desgruda dos pinos caindo em um reservatório. Achei muito legal!



Uma curiosidade é que existe uma escala para a qualidade do gelo, chama-se grau de pureza, na prática, o gelo totalmente cristalino é o melhor grau e se ele é esbranquiçado recebe uma nota pior.





A seguir uma descrição do Wikipédia-http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelo



O gelo é o estado sólido da água, seu aspecto é vítreo, semitransparente. A sua densidade é inferior à da água ficando em 0,9178 g/cm³, o seu ponto de fusão é de 0 °C a uma atmosfera de pressão. A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido têm volumes diferentes, pois ao passar de um estado para o outro o volume aumenta cerca de 9%: ao contrário de todos os outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado do que a sua forma líquida até atingir os 4 °C. Seu ponto de formação é usado como valor de referencia em termodinâmica. O gelo tem quinze estruturas cristalinas conhecidas, ou quinze fases sólida, que existem em várias temperaturas e pressões.



A estrutura extremamente aberta das moléculas da água, no gelo, faz com que o gelo ocupe maior volume e, por isso, seja menos denso do que a água líquida.



Credito da imagem, http://www.everest.ind.br/maquinasdegelo/uploadImages/itens/PDT/465/cores/1/fotos/2.png...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reset no módulo de injeção - Recalibração de sensores - Como fazer

Reset no módulo de injeção, recalibração dos sensores. Este Renault Clio 07 HiFlex 1.0 16 v nunca apresentou problemas no sistema de injeção, somente devido a minha imperícia ao liga-lo, tanto que publiquei um vídeo sobre como dar a partida corretamente, mesmo assim quando faço alterações significativas e que julgue necessário faço este reset que um mecânico me ensinou. Afora isso já indiquei a solução para amigos e deu resultado positivo. Quando o cabo é desconectado por um período de 5 minutos, ou curto circuitado, ele apaga a memória "volátil" que nada mais é que o calibre dos sensores, ao recoloca-lo o sistema faz uma nova leitura recalibrando os mesmos conforme as atuais características do veículo. Sempre espere a ventoinha ligar e desligar após o reset. Lembro que este vídeo é um relato de minha experiência pessoal a qual estou compartilhando, se for realizar alguma experiência com seu carro é por sua conta e risco. Amigos, devido ao grande n

Taturana com chifres vermelhos

Ela é muito braba, mordeu fortemente um graveto que estava segurando, passou a suar, ficando úmida e brilhosa. Foi um verdadeiro ataque! Senti a força dela no graveto e fiquei surpreso. É semelhante ao susto que se leva ao segurar um vaga-lume e sentir o estalo que ele dá, ou quando se segura um gafanhoto grande e recebe um coice, é surpreendente a força destes bichinhos! Incrível o que se descobre no quintal quando se está atento, esse "bicho cabeludo", como chamamos no sul, estava em uma árvore de fícus, onde sempre existe uma multidão de lagartas, mas esta ficou na história, muito diferente das outras lagartas. As patinhas são vermelhas com sola preta e tem vários chifres vermelhos, oito na frente e um no final. O segmento que não tem o chifre, tem duas bolinhas brancas, visíveis por cima. Ela é predominante verde com os pelos brancos, mas olhando de cima ela tem o dorso num tom marrom e os pelos são do mesmo tom nas pontas, em cada segmen

Manual de reparações da Kombi

Capa de novembro de 1988 INTRODUÇÃO Manual de Reparações da Kombi é composto de vários fascículos (cada um abordando assuntos específicos), que podem ser adquiridos isoladamente Este fasciculo, referente aas veículos produzidos desde janeiro/84, contém, de forma objetiva, os principais reparos que exigem indicacões (orientações) especiais para sua correta execução Como consultar o fascículo Um Indice de códigos de operação de serviço e outro alfabético permitem localizar facilmente o assunto desejado. Composição do fascículo São descritos os serviços a serem realizados, principiando cada grupo de reparo por uma ilustração (vista explodida que indica a posição de desmontagem das peças ali abordadas. No rodapé de cada página, existe um local apropriado para anotar a existência de Boletins Técnicos que complementam ou alteram as informações nela contidas. Os boletins devem ser arquivados na contracapa de fascículo. Manter o fascículo atualizad