Pular para o conteúdo principal

Máquina de fazer gelo em cubos - Como é feito o gelo em cubos




No hotel em Curitiba, tive a oportunidade de filmar uma pequena máquina de produção de gelos em cubos. A fabricação é tão simples, o processo, que chega a ser surpreendente. É o tipo de coisa que se você para pra pensar, consegue fazer, mas nunca pensou a respeito, pelo menos é o meu caso.

O sistema consiste em recolher água em uma espécie de bacia onde têm a sugestão do formato para o gelo, não chega a ser uma forma, mas uma pequena reentrância que possibilita aquela parte aredondado do cubo, após encher com água umas rodinhas com pás giram entre alguns pinos gelados, mantendo a água em constante movimento para não congelar entre um pino e outro.

Assim o gelo vai agregando ao redor dos pinos, quando existe uma boa quantidade de revestimento ao redor dos pinos o compressor inverte aquecendo os pinos, assim o gelo desgruda dos pinos caindo em um reservatório. Achei muito legal!



Uma curiosidade é que existe uma escala para a qualidade do gelo, chama-se grau de pureza, na prática, o gelo totalmente cristalino é o melhor grau e se ele é esbranquiçado recebe uma nota pior.





A seguir uma descrição do Wikipédia-http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelo



O gelo é o estado sólido da água, seu aspecto é vítreo, semitransparente. A sua densidade é inferior à da água ficando em 0,9178 g/cm³, o seu ponto de fusão é de 0 °C a uma atmosfera de pressão. A mesma massa de água em estado líquido ou em estado sólido têm volumes diferentes, pois ao passar de um estado para o outro o volume aumenta cerca de 9%: ao contrário de todos os outros sólidos, o gelo, no seu ponto de fusão, apresenta-se mais dilatado do que a sua forma líquida até atingir os 4 °C. Seu ponto de formação é usado como valor de referencia em termodinâmica. O gelo tem quinze estruturas cristalinas conhecidas, ou quinze fases sólida, que existem em várias temperaturas e pressões.



A estrutura extremamente aberta das moléculas da água, no gelo, faz com que o gelo ocupe maior volume e, por isso, seja menos denso do que a água líquida.



Credito da imagem, http://www.everest.ind.br/maquinasdegelo/uploadImages/itens/PDT/465/cores/1/fotos/2.png...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manual de reparações da Kombi

Capa de novembro de 1988 INTRODUÇÃO Manual de Reparações da Kombi é composto de vários fascículos (cada um abordando assuntos específicos), que podem ser adquiridos isoladamente Este fasciculo, referente aas veículos produzidos desde janeiro/84, contém, de forma objetiva, os principais reparos que exigem indicacões (orientações) especiais para sua correta execução Como consultar o fascículo Um Indice de códigos de operação de serviço e outro alfabético permitem localizar facilmente o assunto desejado. Composição do fascículo São descritos os serviços a serem realizados, principiando cada grupo de reparo por uma ilustração (vista explodida que indica a posição de desmontagem das peças ali abordadas. No rodapé de cada página, existe um local apropriado para anotar a existência de Boletins Técnicos que complementam ou alteram as informações nela contidas. Os boletins devem ser arquivados na contracapa de fascículo. Manter o fascículo atualizad...

Reset no módulo de injeção - Recalibração de sensores - Como fazer

Reset no módulo de injeção, recalibração dos sensores. Este Renault Clio 07 HiFlex 1.0 16 v nunca apresentou problemas no sistema de injeção, somente devido a minha imperícia ao liga-lo, tanto que publiquei um vídeo sobre como dar a partida corretamente, mesmo assim quando faço alterações significativas e que julgue necessário faço este reset que um mecânico me ensinou. Afora isso já indiquei a solução para amigos e deu resultado positivo. Quando o cabo é desconectado por um período de 5 minutos, ou curto circuitado, ele apaga a memória "volátil" que nada mais é que o calibre dos sensores, ao recoloca-lo o sistema faz uma nova leitura recalibrando os mesmos conforme as atuais características do veículo. Sempre espere a ventoinha ligar e desligar após o reset. Lembro que este vídeo é um relato de minha experiência pessoal a qual estou compartilhando, se for realizar alguma experiência com seu carro é por sua conta e risco. Amigos, devido ao grande n...

Vazamento Crônico de óleo no retentor - Solução definitiva - Kombi - Fusca - Air cooled

A pós quatro retiradas do motor, um amigo mecânico que não trabalha mais com refrigerados a ar, me ofereceu seu espaço e estrutura, ferramentas, enfim, coloquei a mão e Graças a Deus nenhum vazamento após 30 dias de trabalho e duas viagens longas. O que fiz de diferente foi ao colocar o motor, fiz o aperto em x, um pouco um parafuso, um pouco outro e assim por diante até o aperto final. Aproveitei e troquei as borrachinhas do radiador do óleo, fiz o aperto da mesma forma. Agradeço ao amigo Joacir, Hito por ceder sua mecânica para essa solução definitiva. Sejam bem vindos como inscritos em nosso canal. Siga no Facebook