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Mitos do ar condicionado 1/2

Ar condicionado - Manutenção Básica - Como fazer







Exitem muitos mitos sobre ar condicionado automotivo, e na maioria são mitos mesmo, desde o fato de não poder "bater o arranque" com ele ligado a até especulações de que ele aumenta muito o consumo de combustível.

Aqui falamos sobre como ter maior rendimento no seu ar condicionado sem ter que recorrer a empresas especializadas.

O carro que usamos no exemplo é um Renault Clio Sedan Autentic 1.0 16v.

Interessante nesse modelo e de muitos outros carros, é de que ao precisar de maior potência o módulo desliga o compressor liberando assim o motor totalmente, outra situação é que o carro ao ligar somente aciona o compressor ao fazer todas as correções da mistura, o que se dá alguns segundos após o arranque.

Outro fato interessante é que caso congele o sistema desliga o compressor para obter melhor economia.

2° Vídeo:  http://youtu.be/kK5WBbq-gfI



Hoje em dia, muitos modelos de automóveis estão equipados com um sistema de ar condicionado, projetado de modo a dar uma maior sensação de conforto ao condutor e aos passageiros, durante as desconfortáveis viagens quentes e úmidas dentro de um veículo. Tem havido muito debate e discussão sobre o que o ar condicionado provoca em termos de eficiência no consumo de combustível de um veículo. Fatores como a resistência do vento, a aerodinâmica, a potência do motor e o peso do veículo têm que ser tidos em conta na busca pelo impecto real que o uso ou não uso do ar condicionado tem sobre o consumo de combustível. Outros factores, como o sobreaquecimento do motor de um veículo, também têm um impacto no sistema de arrefecimento do mesmo.



A Packard foi o primeiro fabricante de automóveis do mundo a introduzir ares condicionados nos seus carros, a partir de 1939. Estes ares condicionados eram opcionais e podiam ser instalados através de um pagamento adicional de 274 doláres (correspondendo a cerca de 4000 dólares ou 3000 euros atuais). O sistema ocupava metade de todo o espaço da bagageira, não sendo muito eficiente, sem termostato nem mecanismo de automático para desligar. A opção de ar condicionado foi descontinuada depois de 1941.



A maioria dos ares condicionados disponíveis para automóveis usavam um sistema de aquecimento separado e um compressor montado no motor, acionado pela cambota através de uma correia, com um evaporador instalado na bagageira para distribuir o ar refrigerado através de respiradouros na traseira e no teto do habitáculo de passageiros. Na década de 1950, foram desenvolvidos sistemas de ares condicionados totalmente montados na parte frontal dos automóveis

Fonte wikipédia 

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