![]() |
Ar condicionado - Manutenção Básica - Como fazer |
Exitem muitos mitos sobre ar condicionado automotivo, e na maioria são mitos mesmo, desde o fato de não poder "bater o arranque" com ele ligado a até especulações de que ele aumenta muito o consumo de combustível.
Aqui falamos sobre como ter maior rendimento no seu ar condicionado sem ter que recorrer a empresas especializadas.
O carro que usamos no exemplo é um Renault Clio Sedan Autentic 1.0 16v.
Interessante nesse modelo e de muitos outros carros, é de que ao precisar de maior potência o módulo desliga o compressor liberando assim o motor totalmente, outra situação é que o carro ao ligar somente aciona o compressor ao fazer todas as correções da mistura, o que se dá alguns segundos após o arranque.
Outro fato interessante é que caso congele o sistema desliga o compressor para obter melhor economia.
2° Vídeo: http://youtu.be/kK5WBbq-gfI
Hoje em dia, muitos modelos de automóveis estão equipados com um sistema de ar condicionado, projetado de modo a dar uma maior sensação de conforto ao condutor e aos passageiros, durante as desconfortáveis viagens quentes e úmidas dentro de um veículo. Tem havido muito debate e discussão sobre o que o ar condicionado provoca em termos de eficiência no consumo de combustível de um veículo. Fatores como a resistência do vento, a aerodinâmica, a potência do motor e o peso do veículo têm que ser tidos em conta na busca pelo impecto real que o uso ou não uso do ar condicionado tem sobre o consumo de combustível. Outros factores, como o sobreaquecimento do motor de um veículo, também têm um impacto no sistema de arrefecimento do mesmo.
A Packard foi o primeiro fabricante de automóveis do mundo a introduzir ares condicionados nos seus carros, a partir de 1939. Estes ares condicionados eram opcionais e podiam ser instalados através de um pagamento adicional de 274 doláres (correspondendo a cerca de 4000 dólares ou 3000 euros atuais). O sistema ocupava metade de todo o espaço da bagageira, não sendo muito eficiente, sem termostato nem mecanismo de automático para desligar. A opção de ar condicionado foi descontinuada depois de 1941.
A maioria dos ares condicionados disponíveis para automóveis usavam um sistema de aquecimento separado e um compressor montado no motor, acionado pela cambota através de uma correia, com um evaporador instalado na bagageira para distribuir o ar refrigerado através de respiradouros na traseira e no teto do habitáculo de passageiros. Na década de 1950, foram desenvolvidos sistemas de ares condicionados totalmente montados na parte frontal dos automóveis
Fonte wikipédia
Comentários
Postar um comentário
Que seu comentário seja útil e bacana!