Ar condicionado - Manutenção básica - Como fazer |
Existem muitos mitos sobre ar condicionado automotivo, e na maioria são mitos mesmo, desde o fato de não poder "bater o arranque" com ele ligado a até especulações de que ele aumenta muito o consumo de combustível.
Aqui falamos sobre como ter maior rendimento no seu ar condicionado sem ter que recorrer a empresas especializadas.
O carro que usamos no exemplo é um Renault Clio Sedan Autentic 1.0 16v.
Interessante nesse modelo e de muitos outros carros, é de que ao precisar de maior potência o módulo desliga o compressor liberando assim o motor totalmente, outra situação é que o carro ao ligar somente aciona o compressor ao fazer todas as correções da mistura, o que se dá alguns segundos após o arranque.
Outro fato interessante é que caso congele o sistema desliga o compressor para obter melhor economia.
Hoje em dia, muitos modelos de automóveis estão equipados com um sistema de ar condicionado, projetado de modo a dar uma maior sensação de conforto ao condutor e aos passageiros, durante as desconfortáveis viagens quentes e úmidas dentro de um veículo. Tem havido muito debate e discussão sobre o que o ar condicionado provoca em termos de eficiência no consumo de combustível de um veículo. Fatores como a resistência do vento, a aerodinâmica, a potência do motor e o peso do veículo têm que ser tidos em conta na busca pelo impecto real que o uso ou não uso do ar condicionado tem sobre o consumo de combustível. Outros factores, como o sobreaquecimento do motor de um veículo, também têm um impacto no sistema de arrefecimento do mesmo.
1° vídeo:
http://youtu.be/8kSoumhe4u0
Obs, a real leitura do termômetro é de -10 C°, pois ao fazer o vídeo repousei a mão em frente a saída do ar, acabou gelando o aparelho e enganado a leitura.
Comentários
Postar um comentário
Que seu comentário seja útil e bacana!